As Espinhas

espinha

Às vezes eu me olho no espelho de manhã e vejo o meu rosto todo pintadinho. Bolinhas vermelhas de acne, feiosas. Pipocando na minha face. Não tem muito o que eu possa fazer diante disso. Agora a bosta já está feita. Eu começo a pensar no que poderia ter feito para impedir essa erupção. Começo a me perguntar quando isso vai parar de ser uma coisa tão importante para mim.

Afinal, o rosto é a janela das relações sociais. É a minha porta de entrada para o mundo. Todos que olham para mim veem meu rosto, todos que falam comigo veem meu rosto. É o que chega na frente – antes até da voz, antes do cheiro, antes de qualquer impressão. O rosto cria as impressões. Sua primeira imagem vem daí.

E o meu está assim, cheio de espinhas.

Nem foi por falta de lavagem ou higiene. Lavo o rosto três vezes ao dia, passo meus cremes normalmente. Entretanto, elas sempre voltam para me assombrar. Uma lembrança da minha adolescência que persiste durante meus anos de adulta. E provavelmente vai persistir por todos eles. É parte da minha pele, epiderme, skin.

Eu me aproximo do espelho enquanto me pergunto o que posso fazer para melhorar a minha imagem. Poderia tentar tirar as bolinhas, arrancá-las todas. Poderia me encher de maquiagem e esperar que não fossem notar. Poderia virar o Primo Itt e me cobrir de cabelo até que ninguém conseguisse ver o meu rosto mais. Me esconder até que essas marcas da idade passassem.

Entretanto, enquanto estava me perguntando o que fazer sobre esse erro, tive uma percepção da realidade,. Uma catarse quase. Notei que apesar de tudo, aquilo é parte de mim. Minhas espinhas, minhas estrias, minhas celulites, minhas pintas, minhas cicatrizes. Tudo meu. Tudo parte de mim. Essas marcas são o que me fazem diferente de todo o resto. São parte do que me fazem alguém único e especial.

Então eu fiz o inesperado: Eu amei minhas espinhas.

Deixe um comentário

